Uma viagem de comboio

Audio: Uma viagem de comboio.

Hoje falo com quem, como eu, se fascina com itinerários percorridos por comboio, onde o misticismo e a fantasia ganham corpo em carruagens povoadas de narrativas e segredos. No meu caso, talvez o facto de ter já visto vezes sem conta o filme “The Darjeeling Limited”, do brilhante Wes Anderson, alimente o imaginar de um cosmos de viagens em veículos ferroviários.

A minha companheira de conversa de hoje lê sempre, de forma mais ou menos intensa mas, não passa sem ler; dando por si a ouvir-se enquanto os olhos cumprem a função de leitura, que só ela mesmo escuta obedecendo ao acentuar da concentração.

Trabalha como gestora de comunicação e marketing, tivesse a vida seguido outro trajecto seria artista, profissão que lhe permitiria apurar todos os sentidos e a criatividade. Assim, tem como hobbie não só os trabalhos manuais como a escrita, vigilante no seu amago, moldando palavras e ideias.

Ganha folego para a vida a ouvir Jim Morrison e consigo imaginá-la no Expresso do Oriente sob o som inquieto, em loop, de um dos álbuns dos The Doors, onde épocas se misturam e um ambiente hipnótico, ao estilo de David Lynch se aprisiona.

Num outono vibrante onde os dias são menos vistos que as noites, esta senhora percorre os livros catalogados como romance, drama, policial e biografia; na companhia certa e numa carruagem silenciosa, deliciando-se com frases cantadas por uma voz única.

“You know the day destroys the night
Night divides the day”

O que é que para ela vai mesmo bem com livros? Uma inevitável e longa viagem sobre carris, embalada pela atmosfera do antigamente.

E pelo outrora viaja, num hiato em que divisa uma mistura harmoniosa do passado com o presente. Aqui a encadernação apetece, compreendo que num testemunho de relação comutativa onde a amalgama de possibilidades de histórias não se esgota.

O que gostaria de ver encadernado? As palavras de Jim Morrison, todas elas, envoltas num trabalho intemporal que eternizassem a irreverencia e a genialidade da sua poesia. Deparo-me com uma vastidão de caminhos possíveis na criação de tal obra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s